.

Novembro Azul e a importância dos exames preventivos na Saúde do Homem


Apesar de o câncer de próstata ganhar destaque nas campanhas do Novembro, esse movimento internacional tem por objetivo chamar a atenção para a saúde do homem de uma maneira geral. A pesquisa Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), feita pelo Ministério da Saúde mostrou que 31% ainda não têm o hábito de ir ao médico. Entre eles, 55% afirmam que não precisam.

A Gedcenter aproveita o Novembro Azul para reforçar a necessidade de fazer exames preventivos do estômago e intestino regularmente, como a endoscopia e colonoscopia.

Câncer colorretal:

Este é o 3º tipo de câncer mais frequente na população masculina brasileira, acompanhando muito de perto os casos de câncer de pulmão, segundo os dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca).

Como prevenir? Uma dieta rica em fibras e gorduras não saturadas com muitas frutas e vegetais frescos bem como o controle do peso nos limites considerados ideais tem um impacto importante na prevenção desse tipo de câncer.

Boa notícia: O câncer colorretal é uma doença que, com prevenção adequada, tem grandes chances de cura e controle. Existem exames que detectam o câncer precocemente, o que permite em muitos casos a cura da doença. A colonoscopia, por exemplo, é altamente recomendável a partir dos 45 anos. O exame é considerado o padrão ouro na prevenção e na detecção do câncer colorretal, e se diagnosticado precocemente esse tipo de câncer tem chances de cura em mais de 90% dos casos.

Câncer de estômago:

O câncer de estômago mais comum se chama adenocarcinoma, responsável por 90% dos casos. O pico de incidência se dá após os 60 anos devido a fatores como tabagismo, má alimentação com grande ingestão de alimentos salgados e inflamações bacterianas. Se a doença é descoberta logo no início, as chances de cura são de 95%.

Como vários dos sintomas não parecem indicar uma doença grave, muitos pacientes demoram em procurar o médico especialista e ter um diagnóstico. Cerca de 80% dos casos de câncer de estômago no Brasil são descobertos em um estágio avançado, dificultando o tratamento.

Como prevenir? Seguir dieta balanceada, composta de vegetais crus, frutas cítricas e alimentos ricos em fibras, desde a infância. Como esse tipo de câncer está relacionado também à infecção pela bactéria Helicobacter pylori, presente nos alimentos e até mesmo na água potável, diagnosticar e eliminar essa bactéria do organismo com antibióticos pode ajudar a prevenir a doença, assim como a gastrite.

Outra boa notícia: É possível identificar o câncer no estômago com um exame simples de endoscopia. Assim como os cuidados preventivos têm grande importância para se evitar o câncer, o diagnóstico precoce traz muito mais chances de recuperação e de expectativa de vida. Para tanto, a realização frequente de exames é fundamental para pacientes com fatores de risco. Quando o caso envolve o aparelho digestivo, o exame de endoscopia digestiva é o procedimento mais adequado para rastreamento e diagnóstico das lesões pré-malignas e tumores do tubo digestivo. Já está comprovado que o rastreamento de lesões pré-malignas ou de tumores intramucosos (em fase inicial) por métodos endoscópicos pode reduzir o risco de câncer em pacientes sob maior risco.

Homens: cuidem da sua saúde! Na Gedcenter você conta com tecnologia de ponta e profissionais ultra qualificados para os exames preventivos do aparelho digestivo. Agende sua endosocpia ou colonoscopia (32)3311-7070 #NovembroAzul #Gedcenter #EndoscopiaJF #ColonoscopiaJF #prevenção #saúdedohomem #câncerdeestômago #câncerdeintestino




Agende sua consulta

Horário de atendimento

Segunda a sexta08:00 às 17:00
Sábado09:00 às 12:00
Nosso atendimento vai de segunda a sábado
Segunda a sexta07:30 às 18:30
Sábado07:00 às 11:00


Ethar ums ser quidem rerum facilis dolores nemis omnis fugats vitaes
nemo minima rerums unsers sadips amets. Sed ut perspiciatis unde omnis
iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque laudantium, t
Loader2